domingo, 8 de junho de 2014

         A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA GEOGRAFIA

A geografia é uma ciência que, além de abrangente e interessante, é imprescindível  na educação e formação escolar. Seu estudo traz uma leitura do mundo onde vivemos, a noção de espaço e da forma com que o mesmo é ocupado. A  capacidade de observação é desenvolvida de forma critica, fazendo com que o aluno possa atuar na sociedade exercendo sua cidadania. Essa ciência por ser abrangente não se restringe apenas ao estudo do ser humano como ser social, também o vê como agente de mudanças e causador de impactos ambientais, sendo eles positivos ou negativos.
Para tornar o mundo acessível a leitura, a geografia se apoia na  cartografia, que representa o espaço através dos mapas. Essa acessibilidade é proposta nos mapas que colocam a disposição do leitor informações politicas, as divisões do espaço, o limite de cada região, características físicas como o relevo, clima e vegetação podem e são também descritas em mapas, o que torna a geografia presente em outras disciplinas.
As formas de relevo que vemos atualmente não foram as mesmas sempre. O relevo é consequência de processos erosivos ou de intemperismos. Ao nosso redor a natureza se modifica, e a geografia tenta não só mostrar as mudanças como treinar nossos olhares para percebê-las. Algumas dessas mudanças são rápidas, no meio físico temos o exemplo de paisagens no deserto que se transformam em questão de horas, sendo as areias movidas pelo vento, assim como temos também processos lento,s como em áreas de cerrado no Brasil que passam pelo processo de desertificação, processo físico razoavelmente lento. Na politica e na sociedade também ocorrem mudanças lentas como reestruturações politicas que são lentas e burocráticas, e rápidas como movimento da economia. Tanto as mudanças rápidas quanto as lentas podem ser detectada e até previstas  por olhares instruídos. A previsão de fenômenos físicos como furacões e terremotos salvam vidas ao redor do mundo. E o estudo da sociedade e da economia suavizam impactos impostos por mudanças que sofremos cotidianamente.
" A historia não se escreve fora do espaço, e não há sociedade a-espacial. O espaço, ele mesmo, é social. (Milton Santos). Ligamos assim através da geografia os fatos e fenômenos ao espaço em que estão inseridos, nós geógrafos responsabilizamo-nos então com o futuro humano dando um parecer conciso dos acontecimentos, parecer esse construído através do estudo dessa ciência pela qual me apaixonei, e ouso dizer aos caros leitores que se apaixonaram também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário