UNIVERSIDADE
DO VALE DO ACARAÚ – UVA
CURSO DE PEDAGOGIA –
PÓLO DE PARELHAS/RN
DISCIPLINA: ENSINO DA
HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA
ATIVIDADE AVALIATIVA EM GRUPO E INDIVIDUAL
O estudo das técnicas e recursos audiovisuais é de suma importância para
o ensino da História, da Geografia, Cultura
ou qualquer outra disciplina.Com o objetivo de conhecer mais sobre estes
recursos e colocar em prática o que está sendo estudado na disciplina solicito a turma realizar essa atividade avaliativa que tem como objetivo
:Conhecer a importância e quais os
recursos didáticos hoje utilizados na sala de aula para facilitar o processo de
ensino e a aprendizagem .
Orientações:
1.
Esta
avaliação será dividida em 5 grupos que
deverá pesquisar sobre o tema, elaborar oficinas que deverão ser aplicadas em sala de aula com os demais grupos .
2.
Ter
como base o texto “ A incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino
de História” além de outros textos pesquisados na internet ou outras fontes.
3.
Divisão
dos grupos e assuntos:
Grupo
1. O uso do livro didático, o livro de literatura(
história infantil ou poesia.) , o cordel e o Jornal e revistas
Grupo
2. O
uso de filmes e vídeos, fotografias, musicas e teatro,
Grupo 3 -
Excursão, aula passeio, Estudo do
meio, observação, registro e relatório.
Grupo
4 – Calendário, Linha de tempo, Árvore genealógica, Museu e exposição
Grupo
5 – Mapas, Maquetes, Gráficos e tabelas, Histórias em Quadrinhos
4.
O
roteiro do trabalho é :
Capa,
contracapa, Apresentação ( o que é o trabalho , sobre o que fala, qual
disciplina etc),desenvolvimento do trabalho ( onde cada recurso ou técnica
deverá ser conceituado , apresentar a importância para o ensino e a
aprendizagem, como deve ser usado, origem (se tiver), curiosidades etc – Quanto
mais fundamentado melhor - como anexo as oficinas que devem constar de nome , objetivo, quais recursos , como
fazer e avaliação.
A
parte da apresentação deve constar de
apresentação do conteúdo e
execução das oficinas . Deve providenciar o material necessário para evitar imprevistos.
5.
As
apresentações serão divididas em três dias 10
, 17 e 19 de julho de 2014.( Será feito sorteio dos grupos e das datas) . Cada
grupo terá 1:40 para apresentar. A exposição de todos os trabalhos será no
dia 20 /07 para visitação das outras
turmas.
6.
Esse
trabalho valerá duas notas sendo 10 para o trabalho de pesquisa ( será analisado a fundamentação, criatividade, e qualidade
do material) e 10 para apresentação do
trabalho e das oficinas ( essa nota será individual sendo avaliado a segurança na apresentação, qualidade do material e o relatório individual das apresentações).
8.
A
3ª nota será pela participação no
decorrer da disciplina ( frequência nas aulas , participação nas discussões,
contribuição no blog e no grupo, realização de atividades etc)
9.
Será dado orientação individual a cada grupo em horário extra .
O sucesso de vocês
será garantido, pois sei o quanto todos se empenham para aprenderem e fazer o
melhor possível.
Vera Lúcia
14/06/2014
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