sábado, 14 de junho de 2014

   Atenção  turma  segue a  atividade correspondente as 2ª e 3ª notas da disciplina, portanto mãos a  obra e façam  valer tudo que já aprenderam .

                                           UNIVERSIDADE DO VALE DO ACARAÚ – UVA
CURSO DE PEDAGOGIA – PÓLO DE PARELHAS/RN
DISCIPLINA: ENSINO DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA


 ATIVIDADE AVALIATIVA EM GRUPO  E INDIVIDUAL 

            O estudo das técnicas e recursos audiovisuais é de suma importância para o ensino da História, da Geografia, Cultura  ou qualquer outra disciplina.Com o objetivo de conhecer mais sobre estes recursos e colocar em prática o que está sendo estudado na disciplina  solicito a turma  realizar essa atividade  avaliativa que tem como objetivo :Conhecer  a importância e quais os recursos didáticos hoje utilizados na sala de aula para facilitar o processo de ensino e a aprendizagem .

       Orientações:

1.    Esta avaliação será dividida em 5 grupos  que deverá pesquisar sobre o tema, elaborar oficinas que deverão ser  aplicadas em sala de aula com os demais  grupos .
2.    Ter como base o texto “ A incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de História” além de outros textos pesquisados na internet ou outras fontes.
3.    Divisão dos grupos e assuntos:
Grupo 1. O uso  do  livro didático, o livro de literatura( história infantil ou poesia.) ,   o cordel e o Jornal e revistas
Grupo  2. O  uso de filmes e vídeos, fotografias,  musicas e teatro,
Grupo  3 -  Excursão,  aula passeio, Estudo do meio, observação, registro e relatório.
Grupo 4 – Calendário, Linha de tempo, Árvore genealógica, Museu e exposição
Grupo 5 – Mapas, Maquetes, Gráficos e tabelas, Histórias em Quadrinhos
4.    O roteiro do trabalho é :
Capa, contracapa, Apresentação ( o que é o trabalho , sobre o que fala, qual disciplina etc),desenvolvimento do trabalho ( onde cada recurso ou técnica deverá ser conceituado , apresentar a importância para o ensino e a aprendizagem, como deve ser usado, origem (se tiver), curiosidades etc – Quanto mais fundamentado melhor  -  como anexo as oficinas que devem constar  de nome , objetivo, quais recursos , como fazer e avaliação.  
A parte da apresentação  deve constar  de  apresentação do conteúdo  e execução das oficinas . Deve providenciar o material necessário  para evitar imprevistos.
5.    As apresentações serão divididas em três  dias  10 , 17 e 19 de julho de 2014.( Será feito sorteio dos grupos e das datas) . Cada grupo terá 1:40  para apresentar.  A exposição de todos os trabalhos será no dia   20 /07 para visitação das outras turmas.
6.    Esse trabalho valerá duas notas  sendo      10 para o trabalho de pesquisa  ( será analisado a fundamentação,  criatividade, e qualidade do material) e 10  para apresentação do trabalho  e das oficinas ( essa nota  será individual sendo avaliado a  segurança na apresentação,   qualidade do material  e o relatório individual das apresentações).
8.    A 3ª nota  será pela participação no decorrer da disciplina ( frequência nas aulas , participação nas discussões, contribuição no blog e no grupo, realização de atividades etc)
9.    Será  dado orientação individual a cada grupo  em horário extra  .

O sucesso de vocês será garantido, pois sei o quanto todos se empenham para aprenderem e fazer o melhor possível.
                                                                      Vera Lúcia
                                                                                   14/06/2014

     

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